Que aquele que anda no escuro, que não tem luz alguma, confie no Nome do Senhor e se apoie em seu Deus (Is 50.10).
Confiar em Deus é um assunto muito mais sério, muito mais envolvente e abrangente do que normalmente se pensa. Confiar em Deus e viver de maneira diferente no mundo onde a esperteza é a regra de conduta. É quase que literalmente remar contra a maré.Confiar em Deus é depositar nEle toda capacidade de crer, toda expectativa de vida, crendo que Ele tem o controle de tudo, independentemente da situação que se está enfrentando. Confiar em Deus é levar totalmente a sério cada Palavra dEle, a ponto de se estar permanentemente verificando se está andando segundo ela.
A verdadeira confiança em Deus não aceita, não discute, nem cede espaço a qualquer idéia ou solução que não dependa exclusivamente de Deus. E acima de tudo, a verdadeira confiança em Deus não esta centralizada em fins temporais, como obter prosperidade, poder, saúde ou sucesso nos negócios! Se hoje você decidiu aprender a confiar em Deus, você terá que abrir mão da confiança em tudo aquilo que supõem ser seguro. Não deverá confiar nem depender de quem possui aparente poder, influência ou riqueza porque a Bíblia diz: “Maldito o homem que confia no homem” (Jr 17.5).
O aspecto mais delicado da confiança em Deus e não cair na sedução do poder do dinheiro e da aparente segurança que ele proporciona. A este respeito Deus adverte: “quem confia na riqueza cairá” (Pv 11.28).Em seguida você deverá se abrir para uma nova vida de comunhão íntima e pessoal com Jesus, vida na qual a dependência dEle seja visível. Não tenha vergonha de dizer que é um cristão dependente de Deus e que não confia nem em si mesmo! Todo ser humano é dependente de alguma coisa ou de alguém! Não abra mão, de maneira alguma, do seu tempo com Deus, com leitura da Palavra dEle e da oração.
Dedique-se à obediência a Jesus, colocando em prática o que aprendeu e prometeu. Um aviso de esclarecimento: a sua confiança será provada, porém não tenha medo, porque a verdadeira confiança em Deus vive sob esta promessa: “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum porque tu estás comigo” (Sl 23.4). Se você viver essa declaração durante as crises ou dificuldades, a sua confiança criará oportunidade para Deus demonstrar o quanto Ele é fiel. E certamente todos verão que a bondade e a misericórdia de Deus acompanha você todos os dias.
Crer e observar, Tudo quanto ordenar, O fiel obedece, Ao que Cristo mandar.