O bom humor
Acaso nãos nos renovarás a vida, a fim de que o Teu povo se alegre em Ti? Mostra-nos o Teu amor, ó Senhor, e concede-nos a Tua salvação! Eu ouvirei o que Deus, o Senhor, disse; Ele promete paz ao seu povo, aos Seus fiéis! (Sl 85.6-8).
O bom humor é aquela boa e alegre disposição afetiva que procede da mente, do coração e do espírito. O humor de uma pessoa pode ser expresso entre pólos extremos da mágoa e da alegria. Por isso é que chamamos de bom humor, as pessoas receptivas, alegres, bem humoradas e que olham a vida por uma perspectiva diferente das demais pessoas. O que a ciência e os médicos dizem, e que as pessoas bem humoradas vivem mais e conseguem ir ou fazer coisas além do que se pode esperar delas.O bom humor não é passageiro porque ele faz parte da personalidade da pessoa bem humorada.
Já o mau humor é um terrível estado de aborrecimento interior que paralisa, amargura e torce a visão a ponto da pessoa mal humorada se tornar um pessimista. A pessoa mal humorada enxerga Deus com o mesmo ânimo que possui. A pessoa bem humorada tem uma visão coerente da vida, a ponto de enxergar e perdoar os fracassos das pessoas que o cercam e até os próprios. A pessoa bem humorada reconhece os limites da natureza humana e não enxerga Deus limitado pelas mesmas barreiras que o ser humano possui. Embora não pareça, o bom humor não depende do dinheiro, do sucesso, do amor, de uma boa profissão ou uma situação economicamente estável. O bom humor é resultado de uma forte e determinada segurança interior.
A respeito Deus diz: "Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranqüilo e não terá motivo para ter medo de nada” (Pv 1.33).Se você ouvir Deus e obedecê-Lo, terá todas as condições favoráveis para ser uma pessoa bem humorada.
É assim porque quem ouve e obedece a Palavra de Deus, tem condições para um sono seguro, para a paz interior e boa disposição ao amanhecer. Se você se colocar inteiramente sob a segurança de Deus, o bom humor nascerá em você como a luz da manhã, naturalmente! Uma pessoa que viveu na segurança de Deus disse: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Sl 4.8).
Se você conta com a segurança de Deus, se você vive em submissão ao Senhor Jesus, se a sua esperança está localizada no que Deus já fez e aguarda o dia da revelação, a oração do Salmo vinte certamente foi feita para você, pois ela diz: "O Senhor te responda no dia da tribulação... Do seu santuário te envie socorro... e realize todos os teus desígnios" (Sl 20).
Deus abençoe!
A alegria está no coração, de quem já conhece a Jesus! A verdadeira paz só tem àquele, que já conhece a Jesus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário